A universidade de Manchester lança em nível mundial o primeiro curso online em microscopia de fungos para ajudar a salvar vidas

INICIO > Ultimas noticias

Os cientistas estimam que dos 5 milhões de espécies de fungos existentes, cerca de 600 causem doenças no homem. Este curso tem como objetivo ensinar um método rápido de diagnóstico.

Especialistas em Manchester (Reino Unido) desenvolveram o primeiro curso online de microscopia de fungos. Destina-se a médicos, cientistas e técnicos de laboratório de todo o mundo, e porque é um curso online, estudantes de países com baixos recursos financeiros, onde a necessidade de informação é maior, terão agora a possibilidade de aprender a reconhecer a maioria dos fungos patogênicos.

O número de profissionais, em nível mundial, com experiência em microscopia fúngica é baixo. Apesar de um maior desenvolvimento das técnicas de diagnóstico e tratamento, a disponibilidade de métodos rápidos de diagnóstico é muito baixa em muitas partes do mundo. Este déficit contribui para um número anual de 1.600.000 mortes  de pessoas afetadas com infeções fúngicas.

Este curso não só ensina como diagnosticar rapidamente e com precisão as infeções fúngicas graves, mas também ensina como efetuar um exame microscópico de amostras clínicas em num laboratório dedicado ao diagnóstico. Este curso está disponível em www.microfungi.net.

David Denning, professor de Doenças Infeciosas e Saúde Global da Universidade de Manchester e um dos criadores do curso, afirma que "A prevalência de infeções fúngicas aumenta em relação direta com um número cada vez maior de indivíduos suscetíveis (pacientes oncológicos sujeitos a quimioterapia, transplantados de órgãos, asmáticos e indivíduos com doença pulmonar crônica) e ainda do aumento das viagens internacionais para áreas endêmicas. Poucas técnicas oferecem um diagnóstico tão rápido e barato como a microscopia. Este curso permitirá microbiologistas e patologistas diagnosticar a maioria das infeções fúngicas em minutos, permitindo salvar muitas vidas".

O curso foi concebido pelos seguintes profissionais: Dr. Jenny Bartholomew, Michael Clarke, Prof. David Denning, Dr. Riina Richardson, Dr. Emyr Benbow e Dr. Ruth Ashbee, com contribuições de vários especialistas em micologia de outros países.

 

RECURSOS:

https://vimeo.com/176735942

Projeto LIFE   (http://projectlifecompetition.org/resources)

CONTACTOS

Para mais informações, por favor contate o Professor David Denning pelo:

+44 161 291 5811 ou 5818;

ou visite: http://www.microfungi.net/course/index.php?categoryid=6.

ou https://www.youtube.com/watch?v=S5TQ3q9P3k0

Emitido pela Susan Osborne, Directora de Comunicações, “The Goodwork Organisation” pelo 07836 229208.

NOTA DOS EDITORES

Especialistas da Universidade de Manchester e de Centro de Referência de Micologia, Manchester desenvolveram o curso. www.mycologymanchester.org

A Fungal Infection Trust (FIT) financiou este projeto, com base em seu excelente histórico na produção de recursos educacionais online para médicos, investigadores, estudantes e pacientes. O FIT contribuiu com mais de £ 4 milhões para pesquisa e educação nos últimos 20 anos. http://fungalinfectiontrust.org/

O curso está organizado em quatro módulos:
• Utilização do microscópio óptico, preparação da amostra e de coloração e segurança no laboratório;
• Identificação de diferentes fungos por microscopia;
• Histologia das 10 doenças fúngicas mais comuns;
• Histologia de infeções fúngicas raras.

O curso inclui provas de avaliações teóricas e práticas. Os participantes que passarem a avaliação final receberão um certificado acreditado pela Universidade de Manchester. A Fundação "Fungal Infection Trust" agradece à "Gilead Sciences Europe" pela ajuda de formação que permitiu a realização da segunda fase deste curso.

redes sociais



Twitter
Facebook
Google


Acessar Conta
Imprimir


Noticias Relacionadas