DOUTORAMENTO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE PÚBLICA


DOUTORAMENTO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE PÚBLICA

Cursos > Cursos de Doutoramento

Objectivos do Programa de Doutoramento

O Programa visa criar oportunidades para que o doutorando adquira conhecimentos e competências  sobretudo na c...

DOUTORAMENTO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE PÚBLICA

Grupo Alvo

Podem-se candidatar os profissionais com Mestrado Académico em Biociências, Saúde Pública ou áreas afins. Poderão igualmente ingressar os candidatos com Mestrado Profissionalizante desde que possuam o número de créditos equivalente ao Mestrado Académio, devendo igualmente possuir experiência de investigação comprovada de pelo menos 3 anos, na área a que pretendem candidatar-se.

Procedimentos para Candidatura

  • Formulário de candidatura devidamente preenchido*;

  • Requerimento de candidatura dirigido ao director da Unidade Académica;

  • Certificado de habilitações literárias;

  • Certificado de disciplinas feitas no Mestrado e respectivos créditos e classificação;

  • Carta de autorização dos serviços (para os candidatos com emprego);

  • Curriculum Vitae;

  • Fotocópia do BI/Passaporte;

  • Cartas de motivação;

  • Duas cartas de recomendação;

  • Uma pré proposta científica*

  • Uma equipa de Supervisão constituída por um supervisor principal e um máximo de dois co-supervisores.

  • Comprovativo que dispõe de recursos financeiros suficientes para o pagamento da taxa de matrícula, propina anual, executação do projecto de pesquisa  proposto e a taxa de inscrição para a tese de doutoramento.

​*Formulários disponíveis nas Faculdades

Objectivos do Programa de Doutoramento

O Programa visa criar oportunidades para que o doutorando adquira conhecimentos e competências  sobretudo na concepção, planeamento e execução de investigação nas áreas de Biociências e Saúde Pública; no desenvolvimento de habilidades de comunicação cientifica; capacidade de aprendizagem contínua e competência para formar novos investigadores.

Organização do Programa

Para o ano académico 2017 o Programa abre 6 VAGAS, 3 para Biociências e 3 para Saúde Pública.O Doutoramento é no modelo de investigação e tem a duração regular máxima de 4 anos, exigindo dedicação a TEMPO INTEIRO.
Actividades académico científicas tais como a frequência em disciplinas/módulos, apresentação anual em Jornadas do Doutoramento e em outras conferências, participação em cursos de curta duração, estágios, entre outras, serão incluídas no programa e contarão para a acumulação de créditos académicos. Cada estudante que ingressar neste programa terá um plano de trabalho específico que deverá seguir durante o seu período de formação.

No acto da matrícula e inscrição os candidatos serão solicitados documentos adicionais.

A taxa de matrícula anual é de 15.000,00MZM, o valor da propina anual será pago em 12 fracções de 20.000,00MZM e a taxa de inscrição para a tese de doutoramento é de 75.000,00MZM.

Os processos de candidatura devidamente instruídos deverão dar entrada até ao dia 15 de Fevereiro de 2017. Os resultados das candidaturas serão divulgados até ao dia 24 de Marco de 2017, prevendo-se o início do programa em Junho de 2017.
Submissão na Secretaria da Direcção Adjunta para Investigação e Extensão da Faculdade de Medicina da UEM onde poderá obter mais informação.Sra.Fatima Salomão - fatimaanasalomao@gmail.com